sexta-feira, 20 de maio de 2011

O soldadinho de chumbo

Na aula foi apresentado o livro "O soldadinho de chumbo", de Hans Christian Andersen.
Curiosamente poucos alunos conheciam esta história.


Aproveitando o computador, alguns alunos fizeram uma pesquisaram a biografia do autor enquanto que outros começaram a ler o prefácio do livro, onde José Jorge Letria fala sobre a vida do autor.
Depois foi a vez de confrontar as informações recolhidas e fazer uma sintese da sua biografia.

Em leitura partilhada, em voz alta por todos os alunos, foi lida a história.


Foi pedido um comentário aos alunos:

Eu gostei do livro porque as ilustrações estavam bem desenhadas. Foi um final muito triste. A parte que eu mais gostei foi quando o soldadinho de chumbo conheceu a bailarina.
Luísa

Eu nunca tinha lido este livro e quando o li vi que ele era muito interessante.
A história a começar era feliz mas no fim foi triste.
O livro tem ilustrações muito bonitas.
André Filipe

Eu gostei do livro "O soldadinho de chumbo" porque as ilustrações estavam bem desenhadas e pintadas.
Gostei porque na história não havia palavras que eu não entendesse.
A parte que eu mais gostei foi quando o soldadinho de chumbo ficou com a bailarina.
Filipa

Eu gostei do livro porque o soldadinho de chumbo andou num barco de papel.
A história conta-nos que um soldadinho de chumbo amava uma bailarina de papel e os dois morreram juntos no fim.
Filipe

Na aula seguinte, ainda sobre a história, os alunos fizeram um trabalho de expressão plástica que juntou a dobragem de um barco, o recorte de uma imagem e um fundo desenhado.










Sem comentários: